01/12/09

2º Ignite Portugal: O Porto incendiou-se!

O 2º Ignite Portugal correu muito bem e confirmou a apetência que parece haver no nosso país por iniciativas de partilha de conhecimento e networking saudável e genuíno.
O The Hub Porto teve uma autêntica enchente com aproximadamente 120 pessoas a assistir e 13 oradores que excederam as expectativas com inspiradoras apresentações de 5 minutos e 20 slides. O ambiente não podia ser melhor, com muita partilha de conhecimento, de histórias, experiências e paixões, fazendo justiça à fama de BEM-RECEBER da zona. Obrigado Porto! Obrigado Norte!

Para que fiquem com uma ideia do que foi eis alguns dos feedbacks e comentários recebidos e vistos no twitter:
"O Ignite Porto foi um autêntico sucesso! Muitos parabéns pela qualidade do evento e excelentes apresentações! Muito bom!"
"Parabéns pela iniciativa! Claramente a repetir e muitas vezes mais..."
"Ignite Porto just finished. Many good presentations but most of all, they really gave a new meaning to inspiration at Porto, loved it!!"
"Ignite Portugal no The HUB Porto: Ontem assisti a uma iniciativa fantástica realizada no The HUB Porto, o Ignite Portugal!"
"IGNITE Portugal - -edição do Porto - Fantástic /// Porto edition - Fantastic"

Como é hábito, aqui fica um resumo dos vários talks, todos eles sem excepção muito interessantes:
- Rui Pedro Caramez fez uma apresentação excelente sobre como tirar todo o partido das redes sociais. Falou-nos de algumas estratégias para melhor rentabilizar a presença online como entender porque usamos os social-media e adaptar a nossa presença a objectivos, bem como lançou algumas dicas de ferramentas que ajudam a maximizar a productividade.

- Luís Borges Gouveia voltou aos "palcos" do Ignite Portugal pois não quis deixar de falar no seu Porto. Desta vez, veio falar de SAKAI, uma comunidade open-source de software grátis feito por 'educators' para 'educators', com soluções que promovem a aprendizagem colaborativa à distância e que tem vindo a crescer tornando-se um modelo viável e interessante.

- Luís Cochofel veio contar-nos uma história interessantíssima de uma "senhora da limpeza que ganhava comissões", mostrando que quando se criam motivos para a acção, todos passamos a dizer "Eu quero", a produzir resultados, a ganhar as tais comissões e sobretudo a ser mais felizes.

- Carlos Gonçalves veio desafiar a forma tradicional de vermos os negócios respondendo à pergunta "como ter uma empresa sem realmente a ter?". Na sua apresentação, mostrou que nos dias de hoje “Não interessa onde trabalhas, o que interessa é se trabalhas bem”, explicando uma nova filosofia baseada na virtualização dos negócios e dos escritórios para maior racionalização de custos, maior eficiência dos processos de trabalho e impacto na imagem.

- Iago Soto Mata veio de Vigo na Galiza, Espanha para de uma forma extremamente humilde nos inspirar com a sua visão integrada dos dois países. Na sua opinião, nos negócios, Portugal e Espanha devem ser vistos como um mercado só - a Ibéria - explorando-se também todos os países de língua portuguesa ou espanhola. Finalmente, deixou-nos 6 passos muito concretos e práticos para uma exploração deste potencial entre os dois países.

- Paulo Dias falou-nos de um tema que é caro e extremamente actual nos mercados do Grande Consumo: as Marcas Próprias. Ao contrário da visão generalizada de "diabolização" das Marcas Próprias como o grande inimigo perseguidor das "Marcas", esta apresentação mostrou como podem os "fabricantes" aprender com os bons exemplos que os retalhistas em todo o Mundo estão a protagonizar.

- Rui Henriques, fez o seu talk em inglês a pedido da organização (para colocar na rede internacional Ignite) e conseguiu incendiar a plateia após o intervalo com o seu tema altamente apaixonante para a audiência: O PORTO! Em apenas 5 minutos, o Rui pôs toda a paixão da invicta nas suas palavras e mostrou as razões que fazem do Porto uma das cidades mais carismáticas do nosso país e uma das mais vibrantes da Europa.

- Luís Pinheiro apresentou um resumo do que é o novo modelo de Gestão da Inovação - Open Innovation - e fez a respectiva comparação conceptual com os modelos tradicionais, apresentando as principais investigações na área.

- Hugo Costeira motivou toda a plateia para não desistir nem ceder aos múltiplos obstáculos que a publicação de um livro acarreta. Deixou-nos uma série de conselhos e dicas preciosas, muitas das quais jamais nos lembraríamos, para a publicação de um livro em Portugal.

- David Cardoso, veio contar uma história de coisas bem feitas... e entre alentejanos, árvores e muitas gargalhadas, deixou-nos uma mensagem clara de que não basta fazer as coisas bem feitas, há que fazer as coisas certas, bem feitas.

- Ilídio Faria, apesar de algum "azar" técnico (a organização volta a pedir desculpa ;-) ), surpreendeu tudo e todos ao falar de um tema antigo - a Contabilidade - de uma forma completamente inovadora e inusitada. No seu talk, veio falar de como a "cloud" está a revolucionar a gestão, e apresentou o modelo de negócio software as a service (SaaS) aplicado à contabilidade e à gestão administrativa e financeira das empresas para alavancar a rentabilidade de uma empresa.

- Fernando Martins apresentou-nos uma visão ambiciosa do que devem ser os negócios de futuro em Portugal. Veio pois contrariar a forma tradicional de fazer negócios que é muito local, regional e nacional, defendendo que, nos dias de hoje, as novas tecnologias e o esbatimento das fronteiras permitem ser mais ambicioso. Através de alguns exemplos portugueses, levantou-se a questão: Porquê programar para o mercado local quando a internet permite ter o mundo como mercado-alvo?

- Miguel Seabra, responsável pelo The Hub Porto e anfitrião do 3º Ignite Portugal, falou-nos de uma nova realidade no empreendedorismo chamada Co-Working do qual o The Hub é um exemplo fantástico. E aproveitou para nos inspirar re-inventando os 4P's do Kotler para os 4 pês do empreendedorismo: as pessoas, os projectos, a partilha e uma plataforma de apoio que alavanque, catalise e impulsione projectos pessoais com vista a um mundo melhor!!
Nós apenas acrescentaríamos um Pê adicional: PAIXÃO que foi o que vimos uma vez mais neste 2º Ignite Portugal!

Foi um excelente evento e a confirmação de que o Ignite Portugal veio para ficar!



Agradecimentos especiais também à Clasus pela disponibilização do quadro interactivo no qual projectámos as apresentações.

1 comentário:

  1. Infelizmente não pude ir.

    Cá fico à espera dos vídeos...

    Até breve.

    Jorge Lascas

    ResponderEliminar