28/06/10

Ignite Portugal#5 Tecnológico: Sumário e Videos!

E foi no passado dia 5 de Maio que aconteceu a 5ª edição do Ignite Portugal. Desta vez uma edição inteiramente dedicada ao Portugal Tecnológico, assumindo-se por âmbito tudo o que era tecnologia, que integrasse, utilizasse de forma intensiva ou se relacionasse com tecnologia como por ex: digital, web, redes sociais, software, programação, mobile, electrónica, robótica, tecnologia espacial, nano-tecnologia, etc...

Para além da vertente tecnológica, tivemos também uma derivação, com dois grupos de oradores: um grupo de oradores e talks inspiradores sobre temas tecnológicos e um segundo grupo de empreendedores/start-up's com ideias inovadoras na área tecnológica que fizeram o seu 'elevator-pitch' para atrair o interesse de mais de 2o 'investidores' (provenientes de capitais de risco, business angels, venture capital's, etc...) naquele que foi o jurí com mais entidades de sempe em Portugal. Muito obrigado a todos pela abertura, presença e valor acrescentado.

Decorreu em Lisboa e uma vez mais a LxFactory acolheu o evento e tivemos o seguinte cenário:
- mais de 250 pessoas;
- 9 empresas start-up a apresentarem os seus projectos no formato já conhecido dos 20 slides em 5 minutos;
- 11 oradores fantásticos com talks sobre diversos temas tecnológicos;
- ambiente muito informal, divertido, de partilha, de networking;
- beer-break e vitamin-break grátis graças aos patrocinadores (Magnólia e VitaminWater)
Enfim, mais um exemplo do que é o espírito do Ignite Portugal: inspirar, partilhar, explorar conversas improváveis e abraçar a diversidade!

Vamos então a cada um dos talks:

O Gonçalo Chaves traz-nos uma problemática que cada vez é mais sentida pelos consumidores: como escolher quando temos à nossa disposição uma infinidade de opções? É sem dúvida algo complexo e um desafio cada vez maior para as empresas. Segundo ele são precisas novas interfaces e processos para dar ao cliente aquilo que por vezes nem ele sabe que precisa! ver o video >>

Uma ideia simples. Tão simples que Luís Alves Martins pergunta porque é que ainda ninguém a fez (nós perguntamos o mesmo). Uma ideia com benefícios múltiplos, quer a nível pessoal, pois iria poupar tempos às pessoas, iria ser algo prático, cómodo e simples, assim como a nível da sociedade, pois além de ecológico iria facilitar um conjunto de acções que fazemos com frequência. É mesmo é caso para perguntar "quando é que alguém faz isto?". ver o video >>

O Mário Valente traz-nos um talk inspirador sobre os usos indevidos que muitas vezes se dá a palavras como inovador e inovação. Sabia que sempre que estas palavras são usadas indevidamente o alter-ego do Mário, o Coelhinho Inovador, sacrifica 5 gatinhos e 1 pónei cor-de-rosa? ver o video >>

Nunca um bloco de notas foi tão importante. Nuno Veiga fala-nos de passar das notas de bloco para a acção, como? Digitalize as suas ideias. ver o video >>

O Gonçalo Amorim veio-nos falar de uma iniciativa louvável para apoiar empresas start-up na área tecnológica. Foi um concurso proporcionado por uma parceria entre o ISCTE e o MIT onde o objectivo principal era fomentar o espírito empreendedor, aproveitando o capital intelectual que temos em Portugal e que muitas vezes não "floresce" por falta de apoios ou de ferramentas. Os premiados podiam ganhar apoios não só em termos de recursos humanos e orientação, de forma a estruturarem o seu negócio da melhor forma, mas também apoios financeiros (o prémio principal ascendia aos 400.000€). Venham mais iniciativas destas!
ver o video >>


É com este título curioso que Tiago Andrade e Silva nos brinda com a versão 2.0 deste talk. Segundo ele há que mudar o paradigma de gestão de projectos, tornando-os mais ágeis e adaptáveis, dando empowerment às equipas, de forma a conseguir melhores resultados e ir mais facilmente ao encontro da satisfação dos clientes. Escusado será dizer que nos dias turbulentos que correm, isto é ainda mais importante.
ver o video >>


O Bruno Silva, depois do talk que nos presenteou no #4Ignite Porto, vem-nos nesta edição "tecnológica" desconstruir alguns mitos associados à Inovação e Tecnologia, assim como tecer algumas considerações que as empresas devem ter em conta... relativamente a estas mesmas temáticas. Um ponto desde já a reter: a inovação é, acima de tudo, uma atitude de regeneração e de melhoria que os indivíduos e as organizações devem ter.
ver o video >>

"A usabilidade tem que fazer parte integrante da organização, é uma competência como qualquer outra competência". É desta forma que Frederico Figueiredo nos alerta para importância dos produtos terem que ser desenvolvidos a partir e para o utilizador. Nada como nos dar a conhecer curiosos exemplos contrários para ilustrar a importância da usabilidade!
ver o video >>

O futuro está perto e vai estar online. Quem nos traz essa informação é o nosso "profeta tecnológico", Hélder Falcão. Neste talk abre-nos a janela para um futuro onde vai ser possível escolhermos como queremos comunicar (e com quem), como poderemos interagir em realidades virtuais, como a gestão da reputação vai ser ainda mais fundamental, entre muitas outras coisas interessantes!
ver o video >>

Nuno Machado Lopes traz-nos um talk que nos leva a questionar sobre alguns dos mitos que existem hoje em dia relativamente aos Social Media. Alguns exemplos? Que os Social Media são baratos, que são fáceis de gerir, que são um o consumidor hoje tem o controlo, etc. Nada como ouvir o que o Nuno Machado Lopes nos tem a dizer sobre estes e outros mitos.
ver o video >>


O André Marquet traz-nos a sua visão para um modelo tecnológico em Portugal inspirado pelo modelo de sucesso Israelita, de forma a conseguirmos superar algumas debilidades estratégicas do nosso País.
ver o video >>


Uma última palavra para os patrocinadores e apoios que tornaram esta edição do Ignite Portugal em Lisboa numa memorável noite. Obrigado pela aposta e pelo contributo essencial para construirmos juntos o Ignite Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário