02/05/14

Campanha Crowdfunding Ignite Portugal

Crowd quê? Crowdfunding é o que nós carinhosamente chamamos de "financiamento pela maralha", ou seja, tentar angariar algum dinheirinho que precisamos para continuar a levar o Ignite a mais e mais comunidades por esse Portugal fora, recorrendo à Crowd, ou seja, à maralha, às pessoas, ao público em geral. É uma espécie de petição mas em que cada um deixa uns tostões para investir na causa em que assinam.

"Esmolas? Caridade?"
Nada disso.
Por cada aério que contribuírem levam um conjunto de recompensas que deixariam até o pai natal envergonhado pela sua sovinice.

"Ui... Estou a ver que querem começar a ganhar dinheiro e fazer negócio" dirão alguns ou mesmo "malandros! Vocês querem é viver à conta..."!
Nada mais longe da verdade. Se fizerem um par de contas de algibeira, perceberão que com o número de eventos que já fizemos e sobretudo com os que se avizinham para este ano (cerca de 40), financiar o projecto apenas com "carolice" já não é sustentável. 
Gostamos imenso do que fazemos e acreditamos muito mesmo na nossa missão de "dar voz e palco às ideias e talentos (ainda) desconhecidos de Portugal", mas temos andado de lés a lés por todo o pais apenas recorrendo à pele do gato, do cão e do periquito...

E dá para ver que andamos no limite do bootstrapping:
- pelo miserável aspecto deste site / blog feito manualmente pelos voluntários que começaram o Ignite em 2009 e o qual nunca tivemos recursos para mudar,
- pelos materiais já envelhecidos que andam de mão em mão porque não temos dinheiro para produzir mais,
- pelos já milhares de euros que todos os voluntários vão metendo do seu bolso em gasolina, portagens, impressões, materiais, ... (Sois grandes... mas doidos, Malta)
- pelas muitas horas de favores que muitos e bons amigos e até mesmo desconhecidos nos têm oferecido (obrigado, parceiros)
- pelos "empréstimos" a fundo quase-perdido que a imatch tem feito para pagar salas, luzes, som, cerveja, bilhetes, etc... Que muitas vezes não conseguimos "sacar" de bórliu,
- e finalmente pelo sempre insuficiente (face ao que gostaríamos) contributo que temos vindo a fazer a instituições locais e à magnífica Terra dos Sonhos com o que sobra da nossa bilheteira (obrigado Frederico pela tua paciência e confiança na nossa seriedade)

Reparem quão miseráveis somos que, com apenas 5euros de bilhete em troca de inspiração por 15 a 20 oradores e ainda cerveja ou miminhos grátis, não sobra muito para pagar os custos que temos nem muito para doar as instituições. 

É isto tudo que queremos mudar.
Porque somos muito mas mesmo muito malucos, mas não tanto como para continuar a perder dinheiro desta forma e a esticar a nossa credibilidade e boa-fé decidimos lançar uma campanha de Crowdfunding para ajudar a financiar o Ignite Portugal. 
E se é para fazer, então vamos fazer à seria: 
- fizémos um vídeo com a prata da casa (obrigado família Pires) e desculpem a figura triste!)
- queremos bater o record da grande plataforma de Crowdfunding portuguesa a Massivemov (obrigado João e Gabriela e desculpem não vos ligarmos muito)
- queremos pagar-vos com o que temos (e até com o que não temos) todo e qualquer contributo que vocês possam fazer. Nem que seja partilhar e fazerem LIKE e essas cenas todas. 

"Como é que sei que não é tudo uma aldrabice para comprarem jóias como o Zé Castelo Branco?" Perguntaram uns. 
O Ignite Portugal, desde o ano passado que resolveu passar de ser uma não-instituição sem fins lucrativos para se legalizar. Estamos incubados na Estufa - plataforma cultural que nos trata das continhas e garante e esta tudo nos trinques, por isso transparência total para quem quiser espreitar as contas e faremos periodicamente relatórios públicos dos resultados desta brincadeira.

"Mas isso está assim tão mau?" Disseram outros.
Não está, mas podia estar se não fosse o coração deste magnífico movimento de voluntários e Co-hosts que um pouco por todo o pais montam Speaker Corners com paletes, bem à portuguesa. E podia estar ainda pior se as nossas famílias não acreditassem também nesta missão e não vissem que isto é essencial para a nossa vida. É a nossa forma de intervir, de cidadania e de deixar legado. Grande ou pequena não interessa. Para nós é importante e se fizermos a diferença para alguém já ganhámos o dia ;-)

Se acham tudo isto uma palhaçada: experimentem aqui e depois voltem ;-)

Se isto faz TODO o sentido para vocês (ou algum sentido, vá), visitem, partilhem e claro deixem algum contributo: http://www.massivemov.com/igniteportugal

Muito muito obrigado. 
Garanto-vos que quem estiver connosco, terá hordas e paletes de amigos para a vida. Mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário